Implante Dentário

Os implantes dentários são parafusos de titânio puro colocados nos ossos maxilares e mandibulares, funcionando como fixação para próteses de um único dente, de vários dentes ou até de todos os dentes.

A diferença entre o implante odontológico e a prótese fixa é que o implante serve para substituir as raízes de dentes perdidos, enquanto a prótese fixa aproveita as raízes dentais para suportar a prótese.

Praticamente todos os pacientes em bom estado geral (que não apresentam doenças de ordem médica) podem receber implantes dentários. Porém alguns fatores podem influenciar no sucesso do tratamento, como o fumo e diabetes, devendo ser avaliados previamente.

Além disso, deve-se eliminar qualquer infecção existente na boca, ou seja, tratamento periodontal (gengival), extração de dentes com focos de infecção bem com tratamentos endodônticos (canais) devem ser realizados antes da implantação.

O procedimento de colocação do implante é um ato cirúrgico, sendo necessária uma adequada avaliação da saúde do paciente.

Em alguns casos existe a necessidade de colocação de um enxerto ósseo antes do processo de implantação, devido a quantidade insuficiente de osso para colocação dos implantes dentais. Esse é um procedimento frequente e pode ser realizado na mesma cirurgia de colocação dos implantes ou em um período anterior de 6 a 12 meses.

A cirurgia de colocação de implantes ou enxertos é totalmente indolor, porém pode-se esperar inchaço nos primeiros 5 dias pós-operatórios. Para aliviar esses sintomas existem medicações específicas no controle da inflamação pós-operatória, assim como antibióticos e analgésicos, que o cirurgião dentista poderá prescrever em caso de necessidade.

O tempo de duração do tratamento vai depender de cada caso. Após a colocação, os implantes permanecem em repouso por um período que varia de 2 a 6 meses, para que ocorra o fenômeno biológico de osseointegração (união do titânio ao osso), após esse período uma prótese dentária é conectada ao implante.

Em casos que envolvem enxerto ósseo, o tratamento fica inevitavelmente mais longo. Em alguns casos específicos, a prótese pode ser instalada já no dia da cirurgia de implantação (carga imediata).

Como começar o seu tratamento?

Clique aqui para agendar uma consulta.

29 respostas para Implante Dentário

  1. veralucia disse:

    como fazer implante gratuito na USP pois nao tenho condiçao financeira para fazer de outra maneira? …

  2. cris disse:

    pela segunda ves estou colocando o pino do implante e não da certo não sei se tenho corangem de colocar de novo e muito dolorido uma experiencia muito ruim mas o pio doi não aquento nem apertar em cima vc acha que tem algo errado

    • Bom dia, Cris!

      É normal ficar dolorido no local do implante nos primeiros dias após a colocação do pino, e essa dor deve ir diminuindo conforme seu organismo vai se recuperando.

      É importante que você converse com seu dentista e explique o que está sentindo, assim ele poderá tomar as medidas necessárias para sua melhora.

      Atenciosamente,

      Dra. Camilla Bengtson
      Consultório Odontológico São Paulo
      (11) 2769-0227
      Rua Itapeva, 26, cj 601 (próx metrô Trianon Masp)

  3. angela disse:

    Boa tarde

    Tenho um dente logo o da frente que quebrei aos 10 anos hoje tenho 33, fiz tratamento de canal e acabou ficando escuro, não consigo sorrir e já fiz vários tratamentos, clareamentos e clareamentos internos, faceta de porcelana.
    Acabei de fazer o ultimo com menos de 2 dois meses, acabou ficanco com uma cor tipo cinza – horrivel
    Além de nao ter condicoes de fazer implante nao tenho condições também por estar desempregada.
    Existe outra solução com custo nao tao alto

    • Bom Dia, Angela!

      Geralmente quando não conseguimos um bom resultado com clareamento para dentes com canal tratado, podemos utilizar facetas ou coroas, tanto de resina como de porcelana.
      Para esse tipo de tratamento é necessário fazer um desgaste do dente com a cor alterada e então esse dente preparado é “coberto” com a coroa ou faceta da cor escolhida. É um tratamento menos conservador que o clareamento, porém, na maioria das vezes tem resultado muito favorável.

      Atenciosamente,

      Dra. Camilla Bengtson
      Consultório Odontológico São Paulo
      (11) 2769-0227
      Rua Itapeva, 26, cj 601 – Bela Vista, São Paulo – SP (próx metrô Trianon Masp)

  4. Ane disse:

    Olá.Há cinco meses atrás fiz a cirurgia para a colocação de um implante no incisivo lateral esquerdo inferior.Só que na parte de trás da minha gengiva apareceram duas marcas,como se fossem dois pontinhos.E eu estou muito preocupada que algo tenha dado errado.O dentista com o qual fiz a cirurgia me disse que se trata do tapa implante,mas sei que este se localiza sobre o pino e não na lateral dele.O que eu queria saber é se o aparecimento de marcas pouco tempo após a colocação do pino(no meu caso,5 meses) pode ocorrer sem que necessariamente tenha ocorrido algum erro no procedimento.Pelo que pesquisei na internet vi que não,a não ser que haja retração da gengiva.Estou realmente muito preocupada que essas marcas que apareceram possam impossibilitar a minha mordida ou ferir a gengiva.

    • Bom dia, Ane!

      É preciso saber que marcas são essas… se for apenas uma pequena retração da gengiva que está deixando o cicatrizador do implante a mostra, é preciso cuidado na higiene, porém o trabalho não é comprometido e não significa que houve algum erro.

      Atenciosamente,

      Dra. Camilla Bengtson
      Clínica Odontológica São Paulo
      (11) 3237-0438
      Rua Itapeva, 26, cj 601 (próx metrô Trianon Masp)

    • Ane disse:

      Obrigada por responder.Mesmo.Bom,como disse,são duas marquinhas.A de baixo,quando aperto,fica branca,e a de cima,fica meio cinza.Mas elas naum me causam dor.Caso seja uma pequena retração gengival,há como corrigir isso mesmo depois da colocação do pino?É que tenho medo de que prejudique a minha mordida.Medo de que quando eu vá comer uma maçã,um hamburguer,enfim,possa me ferir.

  5. Jessica disse:

    Há como fazer a recolocação do pino quando este marca a gengiva?É preciso fazer enxerto ósseo na região para isso?

  6. Dinart disse:

    Coloquei um pino de implante há seis meses atrás e
    quando a dentista foi desroscar o parafuso do implante
    senti dor, quando a dentista fez o movimento de torção,para fazer a moldagem da prótese definitiva.
    È normal essa sensibilidade, e qual é o
    tempo mínimo para a colocação da protese metalocerâmica?

    • Olá Dinart,
      Para implantação da prótese metalocerâmica o ideal é aguardar de 4 a 6 meses após a cicatrização da cirurgia de colocação do pino.
      É normal um certo desconforto quando é realizado esse movimento no ajuste do implante.
      De qualquer forma, é importante consultar o seu dentista para verificar possíveis infecções no local.

      Atenciosamente,

      Dra. Camilla Bengtson
      Consultório Odontológico São Paulo
      (11) 2769-0227
      Rua Itapeva, 26, cj 601 – Bela Vista, São Paulo – SP (próx metrô Trianon Masp)

  7. simone disse:

    boa tarde,
    dr.camila.
    sou fumante e perdi quase todos os meus dentes fui ate um lugar que faz impantes que só se paga o material mas eu presisava de chapa computadorizada que custa caro. pela estado que meus dentes ja estão voce pode me dizer onde e se eu consigo um tratamneto dentario pagando só o materal e onde tenha um desconto para essa chapa!
    obrigada pela atenção!

  8. maria disse:

    Fiz a 90 dias 5 implantes um amoleceu e teve que ser retirado por isto acontece e isto é comum?

  9. Teresa disse:

    Ola Doutora !
    Tenho algumas duvidas :
    Comecei um tratamento dentario e paguei muito caro por restauraçoes em resina, porem na metade do tratamento o dentista nao restaurou com resina, e colocou ionomero nos meus dentes e disse que seria melhor ficar assim, achei estranho pois paguei pelas restauraçoes em resina ! Isso e correto ? O ionomero e o mesmo preço da resina ?
    Depois disso, cheguei um dia para fazer limpeza nos meus dentes e ele me desgastou toda a arcada inferior esquerda começando pelo canino, eu nao queria que ele fizesse isso, nao dessa maneira, porem ele fez,foi um procedimento muito brusco, fiquei sem comer varios dias… Esse procedimento tambem e correto ?
    Confesso que estou muito assustada e desapontada com tais procedimentos, porem sou leiga e nao sei ate que ponto isso esta certo ou nao …Gostaria de saber sua opiniao…
    Obrigada !

  10. Paula disse:

    Eu fiz um implante no dente da frente, e colocaram um dente maior que o dente do lado, porque segundo o dentista eu teria uma retracao na gengiva, e apareceria o pino. Gostaria de saber se este procedimento é correto.
    Pois segundo minha percepacao, minha gengiva subiu até em cima para moldar o dente que colocaram

  11. Frankie Paul disse:

    Fiz 6 implantes e tudo correu maravilhosamente bem . Estou usando uma protese superior total.Também sei que é natural a exposição dos implantes com o tempo , só que eu um cicatrizador quebrou e está solto más ainda preso entre a gengiva . E agora ??? Vou perder o implante ??? Existe uma forma de retirar sem danificar o implante ??? Por favor me deem uma luz . Desde já , meu muito obrigado . Forte abraço , Frankie .

  12. Luis Carlos Crespo Pascoal disse:

    OLA BOA TARDE EU SOU DIABETICO E TENHO PROBLEMA DE PRESSÃO ALTA EU POSSO FAZER IMPLANTE DENTARIO OU NAO E SE PUDER E PRECISO PRIMEIRO FAZER O TRATAMENTO NORMAL DE LIMPESA E ABTURAÇOES E DEPOIS VERIFICAR A POSSIBILIDADE DE IMPLANTE OU POSSO VERIFICAR A POSSIBILIDADE DE IMPLANTE E DEPOIS FAZER O TRATAMENTO NORMAL DE ABTURAÇOES E LIMPESA E SE AS FACULDADES DE ODONTOLOGIA FAZ TRATAMENTO DE IMPLANTE COM PESSOAS DIABETICAS POIS EU FIQUEI DESEMPREGADO EM 2008 ATE HOJE NAO TIVE CONDIÇOES FINCEIRAS DE TRATAR DOS MEUS DENTES QUE JA ESTA UM SITUAÇAO CRITICA 3 CANAIS E UM MONTE DE CARIES E OS DENTES JA ESTAO FRAGEIS GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇAO DESDE JA AGRADEÇO

  13. Olá,sou uma pessoa triste,uso protése desde os 25 anos,hj estou com 45,nunca mais dei uma risada natural,,gostaria de saber se tem algum tratamento de implante de graça,pois não tenho mesmo condições de pagar,,,muito obrigado.

  14. sandra disse:

    Doutor, Boa Noite! Fiz um implante no dia 18/06 e tive meu rosto no local inchou e nos dias decorrentes se espalhou e so sentia dor quando apertava a regiao, tomei o antib e anti inf. como mandado 3 dias e no dia 22/06 em visita ao meu dentista foi constatado que estava fechado e que os pontos (4) frouxos e com isso foram tirados sem nenhuma dor, se aperto a região externamente do rosto doi pouco mas so quando pressiono, e percebi que no dia 23 a gengiva parece ter retraido e estou vendo um metal, o que devo fazer meu dentista esta viajando e so retorna na segunda. Devo ficar tranquila e aumentar a higiene nesse local. Agradeço, Sandra

  15. Tatiane disse:

    Gostaria de saber qual o valor exato de um implante no 1 molar inferior?

  16. ELIOVALDA ROMÃO DE SOUZA disse:

    olá bom dia ,
    na minha infância perdi uma boa parte dos meu dentes ,por motivos de uma queda ,hoje uso prótese ,mais não me sinto muito confortável para sorrir e nem me expressar perante as pessoas ,queria saber se na clinica odontólógica da usp eles fazem estes números de implantes gratuito no qual são 11 dentes para repor ?
    só tenho um pouco de medo !

  17. antônio josé disse:

    Bom dia Dra. gostaria de tirar uma dúvida, fiz 2 implantes no maxilar, dente 14 e 15, a 6 meses atrás fiz im enxerto osseo com osso de doador, aguardei 6 meses e fiz os dois implantes, o implantodontista me disse que o osso na maxila é menos duro que namandibula, pediu para aguardar agora o tempo 6 meses para osseointegração, a Dra. acha que devo esperar mais do que 6 meses para abrir os implantes ou não. obrigado, um abraço Antônio.( e-mail antonioferraz6@hotmail.com)..

  18. SANDRA disse:

    ola fiz um implante tenho 52 anos e deu errado depois de seis memses senti toda dor para colocar o segundo pino que vai o dente memso assim o dentista continuou e no fim disse perdeu etsa mole e quer fazer a cirurgia tudo de novo colocar um pino mais resistente e falou se deus quiser da certo, nao tira raio x fiz a panoramica de novo por minha conta e deu reabsorção horizontal a crista óssea alveolar superior e inferior……imagem radiolucida na coroa..rarefação óssea periapical difusa…cálculo salivar e ele que cuida dos dentes e nao me fala nada e o pior ja paguei tudo o que devo fazer…… estou aqui com o pino e ainda tenho de tirar estou com medo e acho que nao vou mais nele….obrigada

    • Autor disse:

      Sandra, bom dia!

      É importante que você se sinta segura com o profissional com quem está realizando o tratamento odontológico.

      Tente conversar com o seu dentista e explicar quais são as suas dúvidas e medos.

      Atenciosamente,

      Dra. Camilla Bengtson
      Consultório Odontológico São Paulo
      (11) 2769-0227
      Rua Itapeva, 26, cj 601 – Bela Vista, São Paulo – SP (próx metrô Trianon Masp)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 72 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: